26 de abr. de 2011

Guerra dos chocolates


FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

Duas empresas do Sul estão avançando no mercado do chocolate no país. A primeira é a Bunge Brasil, com sede em Gaspar, no Vale do Itajaí. No final de 2009, ela iniciou uma parceria com a Barry Callebaut para a fabricação de uma nova cobertura de chocolate. Em três anos, espera conquistar 15% do mercado neste segmento.

De acordo com Tiago Fabri, diretor de marketing de chocolates da Bunge, a parceria da empresa começou quando a Barry Callebaut ainda não tinha uma fábrica instalada no Brasil. No começo, os chocolates Sicao e as coberturas Gradina, distribuídos pela Bunge, foram importados do México. A partir de agosto de 2010, três meses depois que a fábrica da Barry Callebaut inaugurou na cidade mineira de Extrema, é que a cobertura da marca da Bunge e produção nacional começou a ser distribuída no país.

Outra empresa que quer ganhar terreno na guerra do chocolate é a gaúcha Vonpar, envasadora da Coca-Cola, que comprou a fabricante mais antiga do país, a centenária Neugebauer, em 2009, e criou uma divisão de alimentos.

A Neugebauer tem no seu portifólio produtos como Bibs e Amor Carioca. Para esta Páscoa, a Vonpar investe em distribuição com o objetivo de aumentar a sua participação da marca na Região Sul.

Mas os planos são ainda maiores e envolvem a construção de uma nova fábrica em Porto Alegre, que permitirá expandir a atuação da Neugebauer para outras regiões do país a partir de 2013.

O coordenador de Marketing da empresa, Roberto Wickert, ressalta que, em 2011, houve um forte investimento na renovação da marca. Prova disso é que apenas dois produtos de todo o portfólio do ano passado permaneceram e foram lançados 14 itens, entre eles o ovo Mu-Mu, bastante conhecida por seu doce de leite, empresa também comprada pela Vonpar.

– Após um ano de aprendizado e da consolidação do projeto em 2010, para este ano estamos prevendo um crescimento de 33% em relação ao volume produzido para a Páscoa anterior – diz Wickert.